terça-feira, 20 de setembro de 2011

ECOMUSEU DA AMAZÔNIA HOMENAGEIA LAÏS ADERNE


A 3ª PRIMAVERA DE MUSEUS DO ECOMUSEU DA AMAZÔNIA homenageia Laïs Aderne, idealizadora de grandes projetos no Município de Belém, dentre os quais o próprio Ecomuseu da Amazônia.

Segundo a coordenadora do Ecomuseu da Amazônia, da Coordenadoria de Desenvolvimento Comunitário – Fundação Escola Bosque, Terezinha Resende, “o reconhecimento a esta grande mulher nos impulsionou a homenageá-la nesta Primavera de Museus, com o tema ‘Mulheres, arte e sociedade. Construindo a memória de um povo’. O tema é uma referência à sua dedicação aos Brasis que ajudou a construir”.

A Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Laïs Fontoura Aderne abrigará as diversas atividades desta Primavera de Museus do Ecomuseu da Amazônia.
20/09/2011 
Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Laïs Fontoura Aderne
Comunidade Paracuri II – Distrito de Icoaraci
09 h
PERFORMANCE “ MULHERES E SOCIEDADE”  – Professor Francisco  das Chagas Pereira Carvalho e equipe (Liceu Escola)
9:30 h
MESA REDONDA LAÏS ADERNE NA ARTE E NA SOCIEDADE –
Terezinha Resende (coordenadora do Ecomuseu da Amazônia), Estelita Nascimento (diretora da Ecoescola Laïs Aderne), Áurea Silva (SEMEC), Deuza Epifãnia ( Professora do Liceu Escola), Rosemiro Pinheiro (mestre de cerâmica do bairro do Parcuri, Liceu Escola), Maria Atayde (comunidade Paracuri II)
10:30 h
PERFORMANCE  “NA LINHA DO TEMPO” – homenagem a Rita Nery
Alunos da Ecoescola Laïs Aderne
11:00 h
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA MULHERES DA TERRA
MURAL DE DESENHOS DE ALUNOS DA ECOESCOLA LAIS ADERNE RETRATANDO MULHERES DA COMUNIDADE.
14:00h
FEIRA DE TROCAS
Atividade de integração escola – comunidade

21 a 23//09/2011  – 10 h – 17 h
Galeria de Artes da Faculdade de Artes Visuais - UFPa
EXPOSIÇÃO: “LEMBRANÇAS ILUMINADAS” (objetos e fotos de Laïs Aderne)
21/09/2011 -  14 h
Primavera de Museus do curso de Museologia da UFPa
CONFERÊNCIA  “CONTRIBUIÇÕES MUSEOLÓGICAS DE LAÏS ADERNE”
Terezinha Resende (coordenadora do Ecomuseu da Amazônia)

23/09/2011 – 16 h
Feira de  Artesanato do Paracuri – Orla do Distrito de Icoaraci
PÔR – DO – SOL CULTURAL. RODA DE CONVERSAS “MULHERES, ARTE E SOCIEDADE. CONSTRUINDO A MEMÓRIA DE UM POVO.”

CONDECORAÇÕES – entrega de condecorações a mulheres que  contribuem com a cultura, arte, educação e sociedade nas áreas de atuação do Ecomuseu da Amazônia.

SHOW CULTURAL

SARAU EM SANTA CRUZ


Tradição em Santa Cruz desde os tempos do Reinado e do Império no Brasil, quando o rei D. João VI e o imperador D. Pedro I passavam temporadas de verão no Palácio Real e Imperial da Fazenda, naquele bairro do Rio, o Sarau vem sendo revivido pelo NOPH - Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica, e pelo Ecomuseu de Santa Cruz,  a partir  do reconhecimento do 1º ecomuseu, nos anos 1990.

Famílias do lugar, ainda nos anos 1970 e 1980, mantinham os saraus vespertinos ou noturnos, ocasião de encontro para  recitar poesias, tocar música, dançar e conversar.

O hábito vem sendo mantido durante os 15 anos de existência do NOPH, e integra neste mês de setembro a Semana de Santa Cruz, quando são comemorados os 444 anos do bairro. Música, poesia, teatro, dança, degustação fazem parte desse encontro cultural nas dependências do Palacete Princesa Isabel/ Centro Cultural de Santa Cruz. 

O termo sarau tem origem  no latim  seranus (= serão). Bastante comum no século XIX, realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontravam para se expressarem ou se manifestarem artisticamente, um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e outras formas de arte, como pintura e teatro, concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.